Reciclagem de oleo
MIRANDA, Larissa de Souza.
NOVAIS, Fabiana Maria.
SILVA, Greice Karen da.
SILVA, Felipe Rodrigues da.
ECOLOGIA GERAL
FERNANDA MARIA FERREIRA CARVALHO
RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA
SÃO PAULO
2011
Conteúdo
Introdução 2
Óleos vegetais e gorduras 3
Impacto causado pelo óleo quando descartado de forma incorreta................................................. 3
Reciclagem de óleo de cozinha nas redes de fast food 4
Reciclagem de óleo em Biodisiel 4
Conscientização da população e reciclagem de óleo caseira 5
Fontes de Pesquisa 6
Contatos 6
Introdução
O óleo vegetal quando descartado de forma incorreta pode causar um grande impacto ambiental, se não houver outra forma de descarte do mesmo, isso pode resultar em graves problemas para sociedade como poluição de rios entupimentos de esgotos entre outros. Nosso objetivo nessa pesquisa é falar sobre o óleo vegetal utilizados nas redes de fast food e o Biodiesel mostrando o impacto que causa na natureza, seus benefícios e como ajudar a solucionar esse problema que atinge nossa sociedade, e mostrar se a população tem uma posição correta ao descartar óleo de cozinha usado.
Óleos vegetais e gorduras
Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias que não se misturam com a água (insolúveis) e podem ser de origem animal ou vegetal. O óleo vegetal, que é o que dá origem aos óleos de cozinha, pode ser obtido de várias plantas, ou sementes, como o buriti, mamona, soja, canola, girassol, milho, etc.
Sua constituição química é composta por triglicerídeos, que são formados da condensação entre glicerol e ácidos graxos. A diferença entre gordura e óleo é tão somente seu estado físico, em que a gordura é sólida e o óleo é líquido, ambos a uma temperatura de até 20°C.
Ele está presente na grande maioria nos lares brasileiros, em alguns serve para temperar, em outros para