Biodisel
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Relatório
Do
Lixo
Marina Ferreira Silva Ra: 5826973373
ORIENTADO PELO PROF . André
SANTO ANDRÈ 2013
A situação ambiental atual aliada a uma utilização desgovernada dos combustíveis fósseis levou o Homem a procurar alternativas energéticas capazes de minimizar os efeitos nocivos causados pelo aproveitamento dos recursos não renováveis. Entre as várias soluções encontradas, destacam-se os biocombustíveis, onde se inclui o biodiesel. Este é um combustível produzido a partir de oleaginosas e também de bioetanol proveniente de cereais, seivas, ervas ou madeira fermentados; os óleos alimentares usados são também uma das fontes de produção de biodiesel.
Inicialmente, este combustível era considerado uma aposta viável devido, sobretudo, ao facto de este poder ser obtido a partir de várias espécies vegetais, nomeadamente o girassol, a soja e a cana-de-açúcar e a sua utilização potenciar uma redução de cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, o que se traduziria numa minimização do efeito de estufa. Por outro lado, o biodiesel revelava ser um bom lubrificado dos motores, contribuindo para uma maior durabilidade e eficiência dos veículos.
O sucesso constatado no início da sua produção veio, ao longo do tempo, revelar novas preocupações, muitas delas mais graves do que o próprio desequilíbrio ambiental.
A elevada credibilidade deste recurso renovável conduziu a uma exploração em massa de culturas vegetais a nível mundial, tendo-se verificado uma intensa desflorestação com vista à criação de terrenos agrícolas. Esta situação conduziu ao desenvolvimento de monoculturas e, consequentemente, a uma diminuição drástica dos terrenos utilizados para cultivo de outros produtos essenciais, nomeadamente a batata.
Neste sentido, o preço destes produtos tem sofrido um preocupante aumento decorrente de uma insuficiente oferta face a uma