Biodisel
Relatório de
Química Orgânica Experimental II
Biodiesel
Aluno:
24 de outubro de 2013
Introdução
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel. Entre elas estão a mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e gordura suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.
Esse biocombustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que geram energia.
Acompanhando o movimento mundial, o Brasil dirigiu sua atenção no final da década de 1990 aos projetos destinados à pesquisa do biodiesel. No entanto, foi a partir do lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, pelo Governo Federal, que o biodiesel avançou significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e inclusão social.
Objetivo
Produzir biodiesel através do experimento proposto.
Materiais e Reagentes
Balão de fundo redondo;
Hidróxido de potássio;
Metanol;
Placa para agitação;
Óleo;
Água destilada;
Pipeta;
Funil de separação;
Béquer;
Proveta;
Ácido clorídrico;
Sulfato de sódio;
Papel de filtro;
Funil de vidro.
Procedimentos
Pesou-se em um balão de 100mL, 1,5g de hidróxido de potássio que foi dissolvido em 35ml de metanol, com auxilio de agitação e controle de temperatura (45°C) durante aproximadamente 10 minutos. Formando assim o metóxido de potássio. Em outro balão com 100mL de óleo foi colocado em banho Maria durante 15 minutos para o óleo aquecer. Em seguida adicionou-se a solução de metóxido de potássio com auxílio de