Biodigestores
1. Introdução
A suinocultura vem se destacando cada vez mais no cenário nacional, o aumento da renda média dos brasileiros e das importações, fez com que o setor aumentasse exponencialmente sua produção para atender estes dois mercados. Os estados brasileiros produtores são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com celerado desenvolvimento no setor estão os Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Segundo a ABIPCS, somente em 2009 o consumo interna chegou a 3,19 milhões de toneladas com tendências de aumento para os próximos anos e também na exportação para mercado externo. Paralelamente com o crescimento, também crescem os problemas com o manejo correto dos rebanhos de modo a se evitar proliferação de doenças como H1N1e adequado tratamento final dos resíduos gerados, para este ultimo, além de tratamentos químicos, uma tecnologia antiga e limpa bastante utilizada no passado durante crises energéticas de vários países pode ser a solução no tratamento final dos resíduos gerados nos criadouros, o Biodigestor Anaeróbio.
2. Objetivo
Comprovar a eficiência das bactérias metanogênicas na decomposição da matéria orgânica e consequente destino final ao gás metano e aproveitamento do humo.
3. Microrganismo
Bactérias anaeróbicas metanogênicas.
4. Problema
Disposição inadequada de resíduos sólidos como fezes, restos de alimentos, restos de limpeza dos criadouros e resíduos líquidos provenientes da urina dos suínos e da lavagem do local.
Sete Lagoas – Minas Gerais – Brasil 2012
4
5. Caracterização do Problema
A falta de tratamento adequada à grande quantidade de dejetos produzidos, sobretudo na suinocultura, é um dos grandes agravantes que a intensificação da produção trouxe para o meio ambiente e à própria sociedade em virtude do abastecimento desta, podendo ocasionar a contaminação do solo e lençol freático devido à infiltração de resíduos com alta carga virulenta e a liberação na atmosfera de gases nocivos a