Biodiesel
Jaqueline Araújo dos Anjos Bressan1 Sonia M.C.Bakonyi2
RESUMO O presente artigo versará sobre a utilização do Biodiesel nos ônibus que compõem o transporte coletivo da Linha Verde - Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa terá caráter bibliográfico, de forma a aprofundar conhecimentos, definir conceitos, relatar opiniões de autoridades na matéria, demonstrar vantagens e desvantagens na utilização do biocombustível bem como sua viabilidade de inserção nas políticas públicas e, por fim, promover uma reflexão sobre a iniciativa da cidade de Curitiba no uso do biodiesel no transporte coletivo, trazendo informações sobre as etapas de implantação do sistema na cidade. Serão objeto de consulta para a realização deste estudo, fontes bibliográficas, jornais e revistas especializadas, artigos científicos publicados relacionados ao tema, legislação pertinente e acervo de informações disponibilizadas pelos setores competentes da Prefeitura Municipal de Curitiba (URBS – Urbanização Curitiba S/A; IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e SMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente). Palavras chave: Biodiesel. Sustentabilidade. Aplicabilidade. Vantagens.
1 2
1
Eng. Civil - PUCMG - MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável FATEC/FACINTER Bióloga - Doutora em Geografia pela UFPR- Universidade Federal do Paraná; Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente do Grupo Uninter; Membro do Comitê de Ética do Grupo Uninter; Professora do EAD – Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – Grupo Uninter;; Professora e Assistente de Coordenação da FEPAR – Faculdade Evangélica do Paraná na área de Saúde Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
O programa de utilização do biodiesel – uma alternativa ambientalmente adequada – nos ônibus que operam na Linha Verde, nada mais é do que uma proposta de