Resumo 10ºano
A população desempregada em Portugal, estimada em 409,9 mil indivíduos no 2.º trimestre de 2008, registou um decréscimo de 6,9% relativamente ao mesmo trimestre do ano anterior. Para esta variação contribuíram, entre outros factores, a diminuição do número de desempregados à procura de emprego há um ano ou mais em cerca de 10,9 mil indivíduos, representando uma variação de –5,0%, bem como a diminuição do número de desempregados à procura de emprego há menos de um ano, cuja diminuição se traduziu em 19,5 mil indivíduos, representando uma variação de –8,8%.
O quadro que se segue apresenta alguns indicadores referentes à população portuguesa desempregada, por género e por níveis de escolaridade.
1. Apresente, com base no texto e no quadro, o comportamento do desemprego em Portugal, no 2.º trimestre de 2008, face ao 2.º trimestre de 2007, tendo em atenção os seguintes aspectos:
– a evolução global da população desempregada;
– as três categorias de desempregados que mais contribuíram para essa evolução.
2. A atribuição de subsídio de desemprego é uma medida utilizada pelo Estado para atenuar os efeitos do desemprego, constituindo, simultaneamente, uma forma de redistribuição do rendimento.
Explique o papel do Estado na redistribuição do rendimento, em geral.
Resposta :
Na resposta é apresentado o comportamento do desemprego em Portugal, no segundo trimestre de 2008, face ao segundo trimestre de 2007, sendo referidos, de forma correcta, os seguintes aspectos, ou outros considerados equivalentes:
• a população desempregada diminuiu 6,9% (ou 30,6 mil indivíduos) no 2.º trimestre de 2008, face ao mesmo período do ano anterior;
• a diminuição do número de mulheres desempregadas, cuja taxa de variação foi de –10,1% (ou menos 25 mil indivíduos), foi o que mais contribuiu para a evolução verificada;
• a diminuição do número de desempregados com menor escolaridade, até ao ensino básico (3.º ciclo), cuja taxa de variação foi de –7,8% (ou menos 24,9 mil