Biodiesel
Biodiesel:o ônus e o bônus de produzir combustível.
SILVA, Paulo Regis Ferreira da; Freitas, Thais Fernanda Stela de. Biodiesel:o ônus e o bônus de produzir combustível.Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n.3, p.843-851, maio-jun. 2008 O texto “Biodiesel”:o ônus e o bônus de produzir combustível” de Silva e Freitas,tem como objetivo demonstrar as vantagens e desvantagens do uso e produção de biodiesel, o que implica em relação ao meio ambiente e a alimentação humana.
De acordo com Pimentel e Patzak (2005), citados pelos autores, afirmam que é preciso um produto alternativo que reduza o uso de petróleo. A nova alternativa é o uso de óleos vegetais como o biodiesel.
“ O biodiesel é o combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, como óleos vegetais ‘puros’ ou já utilizados e gorduras animais.” p.(844). Ele pode ser obtido de várias maneiras, como, craqueamento, extratificação ou transferição. Segundo Silva e Freitas o método de extração motivado pelo governo brasileiro é o de tranferição, que ocorre através da reação química de triglicerídeos com alcoóis com auxilio de um catalizador, resultando na troca do grupo éster do glicerol, pelo grupo etanol ou metanol.
Tratando-se da produção de biodiesel, o custo depende muito da matéria prima e do processo de extração utilizado. Silva e Freitas afirmam que a matéria mais utilizada e a da cultura das oleaginosas, que com a alta demanda aumenta a produção, a oferta de grãos e consequentemente a diminuição do custo do biodiesel.
Segundo Barwal e Sharma (2005 apud Silva e Freitas 2008) a emissão de gases poluentes diminui significativamente com o uso do biodiesel, pois o SO2 é eliminado, a fuligem diminui em 60%, os hidrocarbonetos e o CO diminui em 50%, hidrocarbonetos poliaromáticos são reduzidos em mais de 70% e os gases aromáticos diminuem 15%.
De acordo com Lapinkiene et al (2006 apud Silva e Freitas 2008) a toxidade do solo é menor com