biodiesel
Os biocombustíveis líquidos, principalmente o etanol e o biodiesel, representam atualmente 1,6 do combustível de transporte utilizado em todo o mundo.
Por mais que haja dúvidas quantos ao impacto da bioenergia, existe um interesse quanto ao transporte em relação ao biocombustível, principalmente na Europa, Brasil, América do Norte e Ásia pois a produção de petróleo se apresenta estagnada.
“Os principais motores da produção de biocombustíveis parecem ser a volatilidade dos preços mundiais do petróleo, a segurança do abastecimento de energia, as preocupações do aquecimento global, e a criação de novas oportunidades para a agricultura, incluindo postos de trabalho”, no que se diz a respeito da preocupação com o aquecimento global, o interesse em biocombustível é maior pois força os países a olharem para opções de energia renovável em todas as áreas de economia (principalmente transporte).
O biodiesel está se tornando uma fonte de energia renovável, sendo que há uma grande preocupação com o meio ambiente e também uma crescente busca por fonte de energia limpa, e o biodiesel é uma das mais viáveis no momento. Por mais que o biodiesel seja uma das mais viáveis no momento, existem diferenças entre os biocombustíveis como emissões de balanço de energia e gases de efeito estufa, considerando a análise do ciclo de vida, bem como considerando a demanda de recursos, geração de emprego, disponibilidade de tecnologias necessárias, de combustíveis fósseis que podem substituir e custos, ou seja, tanto combustível fóssil quanto o biocombustível são necessárias, mas cada um com sua devida aplicação. Devemos analisar bem as situações para cada tipo de economia, principalmente visando o melhoramento do meio ambiente.
Certamente, há um grande espaço para melhorias na produção de biodiesel, mas nem todas as rotas têm as mesmas perspectivas, efeitos e custos. Por mais que o biodiesel tenha suas vantagens e desvantagens, podemos afirmar que o este