Biodiesel
Biodiesel é um combustível renovável que deriva-se a partir de óleos vegetais (plantas como o girassol, soja, mamona, babaçu...) e gorduras animais. Esse combustível é utilizado em carros e em caminhões com motores a diesel e produzido através de um processo químico que extrai a glicerina do óleo.
O Brasil torna-se o pais com maior potencial para energia renovável, pois situa-se em uma região tropical, com taxas de luminosidades e temperaturas médias anuais altas juntamente com a disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas. Seu potencial é de aproximadamente 10 milhões de hectares, sendo 90 milhões referentes à novas fronteiras, e outros 60 referentes a terras de pastagens que podem ser convertidas em exploração agrícola a curto prazo. O Programa Biodiesel visa a utilização apenas de terras inadequadas para o plantio de gêneros alimentícios.
O Brasil tem o maior potencial, porém o país que mais produz e consome o biodiesel é a Alemanha, responsável por cerca de 42% da produção mundial. O biodiesel tem inúmeras vantagens e poucas desvantagens, o que acaba sendo uma vantagem a utilização desse recurso.
Vantagens:
É energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção
O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.
O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar emprego e renda para o campo, pois o país abriga o maior território tropical do planeta, com solos de alta qualidade que permitem uma agricultura auto-sustentável do plantio direto; topografia favorável à mecanização e é a nação mais rica em água doce do mundo, com clima e tecnologia que permitem a produção de duas safras ao ano.
O biodiesel é usado puro nos motores, porém aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, pois é um produto