Biodiesel de Soja
INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS
DISCIPLINA: PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE BIOCOMBUSTÍVEIS
PROFA. ARTEMIS PESSOA GUIMARÃES
ALUNA: SUELEN ISABEL GALDINO LIMA
BIODIESEL DE SOJA – TAXA DE CONVERSÃO EM ÉSTERES ETÍLICOS,
CARACTERIZAÇÃO FÍSICOQUÍMICA E CONSUMO EM GERADOR DE
ENERGIA.
1) A transesterificação é um processo de obtenção de um éster a partir de outro éster com álcool. A reação é catalisada na presença de ácidos ou bases fortes. É um método bastante viável porque se processa de modo bastante rápido na presença de um catalisador, se realiza em pressão ambiente, é simples e barato.
O álcool é empregado como solvente, o que favorece a formação de um novo éster. O biodiesel é uma mistura de ésteres etílicos ou metílicos de ácidos graxos. A reação de transesterificação que lhes dá origem é a reação dos triglicerídeos presentes nos óleos vegetais ou gorduras animais com álcool em presença de catalisador. Os óleos vegetais usados podem ser de mamona, de dendê, de palma de soja, milho, amendoim, algodão, babaçu etc. Já o álcool usado nessa reação geralmente tem sido o metanol ou o etanol. Dessa forma, além do biodiesel, obtém-se também a glicerina como produto. Esse é outro aspecto positivo, porque a glicerina é um produto de valor comercial, sendo usada na produção de cosméticos e produtos de limpeza. A glicerina obtida a partir da produção do produto biodiesel é mais escura e possui algumas impurezas. Dessa forma, há um grande interesse na sua purificação e no seu reaproveitamento, o que já vem sendo estudado, pois viabilizaria o processo de produção, permitindo, assim, que o produto biodiesel se torne competitivo no mercado de combustíveis.
2) - 3) O objetivo do artigo foi de avaliar a taxa de conversão do óleo neutro de soja em éster etílico (biodiesel) e o rendimento no processo de transesterificação e testar seu