Equilíbrio ternário entre fases líquidas do sistema biodiesel de soja/glicerina/etanol
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EQUILÍBRIO TERNÁRIO ENTRE FASES LÍQUIDAS DO SISTEMA BIODIESEL DE SOJA/GLICERINA/ETANOL
Tiago Luiz de Souza Nicácio
MACEIÓ - 2011 | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASCENTRO DE TECNOLOGIA - CTECENGENHARIA QUÍMICA | |
EQUILÍBRIO TERNÁRIO ENTRE FASES LÍQUIDAS DO SISTEMA BIODIESEL DE SOJA/GLICERINA/ETANOL
Relatório do experimento acima citado, realizado no LASSOP, como requisito para a avaliação da disciplina Laboratório de Engenharia Química 3.
MACEIÓ – 2011
ÍNDICE
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 2. OBJETIVOS 6 2.1. Geral 6 2.2. Específicos 6 3. METODOLOGIA 7 3.1. Material Necessário 7 3.2. Procedimento 7 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8 5. CONCLUSÕES 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Alguns pares de líquidos puros, quando misturados em proporções apropriadas a certas temperaturas e pressões, não formam apenas uma fase líquida homogênea, mas duas fases líquidas com diferentes composições. Este fato acontece devido ao estado bifásico ser mais estável que o estado monofásico. Se estas fases estão em equilíbrio, então o fenômeno é chamado equilíbrio líquido-líquido (ELL) [SMITH et al., 2007]. Os estudos desenvolvidos sobre equilíbrio líquido-líquido têm como objetivo saber se os líquidos em uma mistura de composição global conhecida, à temperatura e pressão constantes, formarão ou não duas fases e quais são suas composições quando estas estão em equilíbrio [SANTIAGO, 2005].
Em sistemas multifásicos em equilíbrio, o número de variáveis independentes que devem ser especificadas arbitrariamente para estabelecer o seu estado intensivo é dado pela regra das fases de Gibbs: F = 2 – π + N (1) onde: π é o número de fases, N é o número de espécies químicas, e F é o grau de liberdade do sistema.
Dentre as diversas etapas para obtenção do biodiesel, a