Relatório de obtenção do biodiesel do oleo de soja
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: Mecanismos De Reações Dos Compostos Orgânicos
FLÁVIA BRAMBATI
ISABELA LOPES
REGILENE SOUSA
TARSILA SAMPAIO
Relatório:
Obtenção de biodiesel a partir de óleo vegetal
São Luís – MA
2013
FLÁVIA BRAMBATI
ISABELA LOPES
REGILENE SOUSA
TARSILA SAMPAIO
Relatório:
Obtenção de biodiesel a partir de óleo vegetal
Trabalho apresentado à disciplina de Mecanismos de Reações dos Compostos Orgânicos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão como pré-requisito para obtenção parcial da 2ª nota.
Prof. Antônio Francisco Fernandes de Vasconcelos.
São Luís – MA
2013
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Biodiesel é um éster de ácido graxo, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Biodiesel é um combustível originado de fontes renováveis produzidos a partir de óleos vegetais (babaçu, soja, mamona, dendê, algodão, girassol etc.) ou gordura animal e um álcool (metanol ou