BioCiencias
- Áscon é o tipo mais simples
- Sícon é o intermediário
- Lêucon é tipo mais evoluído.
Os poríferos também são classificados com base no tipo de esqueleto.
Classe 1- Calcária
Esponjas com esqueleto formado por espículas calcárias.
Classe 2- Hexactinelida
Tem o esqueleto constituidos porsilicosas
Classe 3- Despongia
É a classe mais numerosa, na qual o esqueleto apresenta espículas silicosas ou fibras de espongina. Nessa classe aparecem as esponjas de banho. Nutrição
Se alimentam de pequenas partículas em suspensão na água que circula em seu corpo e a digestão é exclusivamente intracelular.
Podem se reproduzir de forma assexuada:
-Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que se solta e da origem à um novo indivíduo.
- Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.
- Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do corpo da esponja. São compostas por células indiferenciadas e protegidas por um envoltório rígido.
E sexuada: a maior parte das esponjas é hermafrodita. Os espermatozoides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São captados pelos coanócitos e transferidos até os óvulos, que ficam na mesogléia, e promovem a fecundação. Do ovo surgirá uma larva ciliada, de vida livre, que abandona a esponja e nada até se fixar em um substrato e dar origem a um novo indivíduo.