Biociencia
1.Tipo de estudo
Trata-se de um ensaio clinico duplo-cego, randomizado, placebo-controlado, de 24 semanas, com amostra de 60 pacientes, constituída por pessoas hipertensas que buscam tratamento no Ambulatório de Hipertensão Arterial da Universidade Paulista,no período de 20 de abril de 2013 á 20 de setembro de 2013.
2. Local
Pesquisa realizada no Ambulatório de Hipertensão Arterial da Universidade Paulista, que tem convenio com o Hospital Mais Vida, referencia em cardiologia em Goiás situada na Rodovia BR,153,Km 503 - Fazenda Botafogo – Goiânia –GO tel.:(62)3239-4000. Com inicio 20 de abril de 2013 a 20 de setembro de 2013.
3. Participantes
Os critérios de inclusão da pesquisa foram: pacientes com diagnóstico de Hipertensão que faziam uso de medicamentos capitopril, há, pelo menos, dois anos, e eram assistidos pelo ambulatório. Para o acompanhamento farmacoterapêutico, foi empregada a Metodologia Dáder em todas as suas etapas. Foram excluídos os pacientes em presença de transtornos mentais que demandem internações psiquiátricas ou intervenções farmacológicas para estabilização do quadro psicopatológico pacientes com quadro de doenças crônicas respiratórias, autoimunes entre outras.
4. Procedimentos
A avaliação inicial constituiu no preenchimento de ficha de identificação, inventario sociodemografico, ficha medica padronizada, para sintomas físicos, questionário sobre consumo de medicamentos nos últimos 3 meses e 30 dias, respectivamente , consentimento informado e padronizado por escrito, alem da realização da entrevista clinica estruturada. Após identificação de todos, os pacientes admitidos no ensaio clinico foram randomizados, por meio de uma lista de números aleatórios para o grupo G.Grangonolol (n = 20) e o grupo P.placebo(n = 20) sendo comparo ao uso do C.capitropil (n = 20).
A) Grupos
Os grupos serão divididos em grupo G composto de 20 pessoas de idade 36 a 62 anos com histórico de hipertenção que fazem o