Bio-Savart
1. Resumo
Este trabalho teve por finalidade demonstrar a teoria das seguintes leis: Lei de Bio-savart, Lei de Ampère e Lei de Faraday, bem como citar um exemplo de aplicação para cada uma das leis.
2. Objetivos
1.Citar a teoria das Leis de: Bio-Savart, Lei de Ampère e Lei de Faraday.
2. Para cada uma das leis citar um exemplo de sua aplicação.
3. Introdução
Os diferentes fenômenos relacionados com o eletromagnetismo foram estudados por diversos cientistas ao longo de algumas décadas. O primeiro a constatar que a corrente elétrica está associada a um campo magnético foi Hans Christian Öersted, cujas experiências representam um marco no estudo da eletricidade e do magnetismo. Depois dele, Ampère, Henry, Faraday, Lenz, Neumann e outros sistematizaram e deram forma matemática às leis que regem as interações eletromagnéticas, entre elas, a de que a variação de um campo magnético está associada a uma corrente elétrica.
Logo após a descoberta de Öersted, o físico francês André-Marie Ampère formalizou a relação entre corrente elétrica e campo magnético por meio de uma lei que ficou associada ao seu nome. Essa lei diz que cargas elétricas em movimento estão associadas a campos magnéticos ao seu redor e relaciona quantitativamente correntes elétricas e campos magnéticos em determinada região do espaço.
4. Lei de Biot-Savart
Durante o século XVIII muitos cientistas tentaram encontrar uma conexão entre a eletricidade e o magnetismo. Observaram que cargas elétricas estacionárias e imãs não provocavam qualquer influência um no outro. Mas em 1820, Hans Christian Oersted (1777-1851) mostrou que uma bússola sofria deflexão quando era colocada perto de um fio percorrido por uma corrente. Por outro lado era conhecido que campos magnéticos produzem deflexão em bússola, o que levou Oersted a concluir que correntes