Lei de biot savart
EFB 202
LEI DE BIOT-SAVART
Lei de Biot-Savart
1. Resumo
Neste relatório será apresentado o estudo experimental da Lei de Biot-Savart, com o objetivo de deduzir a expressão do campo de indução magnética gerada através de uma bonina circular, de um condutor retilíneo e por uma bobina circular com “N” espiras. Além disso, relacionar as grandezas B,N,I,R e x com o campo de indução magnética.
Palavras-chave: Campo de indução magnética, bobina circular, Lei de Bio-Savart, condutor retilíneo.
2. Introdução
Define-se como campo magnético, a região do espaço onde se manifesta o magnetismo e ocorrem as interações magnéticas. Através dos conceitos de torque magnético, sabe-se que quando um campo magnético se sobrepõe à outro, tais campos irão realizar um torque magnético para tentarem se alinhar (é isto que ocorre com o campo magnético da bússola e o campo magnético da terra). Os condutores utilizados no estudo experimental gerarão campos de indução magnética e tais campos irão interagir com o campo de indução magnética de um imã, gerando assim, um campo magnético resultante.
Com o auxilio de uma balança de torção, um espelho e um feixe luminoso, será possível calcular o deslocamento médio de tal interação. Através destes dados, podem-se construir gráficos do desvio médio do deslocamento em função da distância dos condutores até o imã (X), o número de espiras (N), a intensidade da corrente (I); e raio dos condutores circulares (R). Assim, relacionando tais grandezas (X, N, I e R); com a lei de Biot-Savart, podemos equacionar a função do campo magnético (B) produzido em qualquer ponto do espaço por uma corrente que flui em um circuito completo.
3. Objetivos
Este experimento tem como objetivo: * Identificar os polos magnéticos do ímã; * Deduzir a expressão do campo de indução magnética gerado por um condutor retilíneo; * Deduzir a expressão do campo de indução magnética gerado por uma bobina circular;