BINGO DOS ANIVERSARIANTES
Introdução/Justificativa
O Plano de estágio apresentado tem por finalidade explicitar sistematicamente a prática de estágio no âmbito das instituições de ensino, constituindo-se como parte integrante da educação básica. Este, por sua vez, será realizado em classes de 3º, 4º e/ou 5º ano, tendo em vista compreender as especificidades que devem ser levadas em consideração ao trabalhar com crianças nesta etapa de ensino. O estágio, como sendo um elemento fundamental para a formação do futuro docente, configura-se como uma prática obrigatória alocado na matriz de disciplina de Didática do Ensino Fundamental, da Faculdade de Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com uma carga horária de 68hs que serão devidamente detalhadas na metodologia utilizada. O estágio por sua vez deverá ser desenvolvido de maneira a articular a disciplina que lida com o conhecimento específico no que se refere à prática de alfabetização, visando nesse sentido à articulação/relação entre teoria e prática. Nessa perspectiva, a prática de estágio não se reduz a um único elemento, visto que “a teoria é indissociável da prática” (PIMENTA, 2011, p.34). Partindo desse pressuposto a autora considera que:
A dissociação entre teoria e prática ai presente resulta em um empobrecimento das práticas nas escolas, o que evidência a necessidade de explicitar porque o estágio é teoria e prática (e não teoria ou prática). (PIMENTA, 2011, p.41). O Ensino Fundamental constitui-se como uma das etapas da Educação Básica no Brasil. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96 (LDB), “o Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, (...)”. (BRASIL, 1996)
Com base na LDB 9.934/96, BRANDÃO (2009, p.18) afirma que “o Ensino Fundamental de Nove anos, foi introduzido no contexto educacional brasileiro, em termos de