Binario
Autor:Luiz Bertini
Texto:Aprenda sobre microcontroladores PIC de uma forma rápida e básica.
Capitulo 1 - A teoria inicial
Antes de falar em microcontroladores vamos definir algumas coisas para o aprendizado ficar mais fácil:
-bit é um dígito que corresponde a 0 ou 1.
-byte é uma sequencia de bits, com oito no total.
-word é uma palavra com mais de 8 bits (algo como um bytão...).
-nibble é uma palavra com 4 bits (algo como um bytinho...).
-o famoso flag é um bit dentro de um registrador.
-um registrador é um endereço na memória que tem cada bit de seu byte (oito digitos) com uma função. E os registradores servem para ajustar, definir e mostrar o funcionamento do PIC.
Final do capítulo 1, já decorou... 19/01/2008
Capitulo 2 - Os principais registradores
Nos estaremos baseando este curso no PIC16F628 e ele será todo escrito de memória, vai ser um teste para mim e, espero, um aprendizado para voce.
São três os registradores mais importantes do PIC16F628:
-o status
-o intcon
-o option ou option_reg
O registrador status: ele é responsável por ns os resultados das operações lógicas e aritméticas do microcontrolador. Através da leitura e escrita em seus flags podemos saber o estado em que está o microcontrolador. Lendo alguns de seus flags, com o Z, o C e o DC, podemos construir programas mais curtos, inteligentes e eficientes.
O registrador intcon: ele é responsável pelo controle das interrupções que o pic pode sofrer. Uma interupção é um sinal lógico, interno ou externo, que fará o pic mudar o que está fazendo e ir para um determinado endereço, normalmente 4 em decimal.
O regitrador option ou option_reg: ele tem estes dois nomes pois , em pics antigos, havia uma intrução chamada option e para evitar problemas convencionou-se chamá-lo deoption_reg. Ele define algumas opções de funcionamento do PIC. Como exemplo podemos citar o controle do timer0 e do prescaler. Um prescaler é um