Big Brother
Este trabalho tem por objetivo discutir se o monitoramento e controle de projetos estão ligados ao comprometimento da equipe e se o mesmo poderia ser considerado como um big brother.
Tal objetivo se dá, uma vez que cada dia existem mais exigências nos contratos, além de que as empresas estão cada vez mais competitivas, exigindo muito mais informações das organizações e seus gerentes de projetos.
Para completar o objetivo, analisaremos abaixo se um gerente de projetos pode saber tudo acerca do seu projeto, e como ele pode fazer para conhecer os fatos do projeto, e posteriormente verificaremos os problemas existentes para as empresas globalizadas no que se refere ao monitoramento e controle de projetos.
Conhecimento amplo dos projetos por parte do líder
De acordo com o Dicionário Aurélio, monitorar significa: Acompanhar, para consideração, monitorizar, dirigir ou submeter a controle através de monitor(es). Ao mesmo tempo, controlar significa: Exercer o controle de; fiscalizar; ter sob domínio; (Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2013)
O gerente do projeto estará em contato com o projeto desde o início até o fim. De acordo com as atribuições do gerente de projetos dentro das áreas do conhecimento integração, escopo, tempo, custo, qualidade, RH, comunicações, riscos e aquisições, é claramente percebido que o conhecimento deste profissional acerca do projeto deve ser o maior possível, no entanto, projetos podem ser muito grandes, e o gerente de projetos ficaria impossibilitado de saber tudo o que se passa em todas as áreas do projeto.
A fim de se buscar informação, o gerente do projeto tem autonomia para entender, buscar, controlar o que acontece, porém ele não é o executor, e, portanto, é natural que ele não tenha as habilidades executoras de seus recursos. Na área técnica, por exemplo, de acordo com o PMI, “Não há a necessidade de uma especialização técnica deste profissional; porém, é necessário que o mesmo possua conhecimentos