Resenha Big Brother
PPGCom – Doutorado em Comunicação
Karine Karam, 23 de junho 2015
O objetivo deste trabalho é avaliar como é elaborada uma tese de doutorado, ou seja, como uma tese da área de comunicação foi construída. Será importante responder o que a tese faz e o que o autor fez para fazer a tese.
Apesar dos aspectos morfológicos e formais necessários para a constituição da tese, cada autor elabora seus argumentos de maneira própria e única criando uma teia que define a narrativa do seu estudo. Este tema é tão importante para o meio acadêmico que Humberto Eco fez o livro “Como se faz uma tese” na tentativa de ajudar estudantes não a fazer uma pesquisa científica, mas sim a como elaborar uma tese.
No livro, Eco (1977) se propõem a dizer o que se entende por tese, como escolher o tema e organizar o tempo de trabalho, como fazer uma pesquisa bibliográfica, como dispor do material necessário e como fazer a redação do trabalho.
Neste artigo, ao analisar a tese sobre a comunidade de fãs do Big Brother Brasil irei me dedicar a dissecar não apenas o passo a passo da tese, mas também como ela foi estruturada, em quantas partes foi dividida e que volume foi dedicado a cada uma delas. Além disso, será valioso observar como foi montado o referencial teórico, que autores seleciona para embasar sua argumentação e quais questões constroem o alicerce teórico para as análises realizadas no estudo aplicado à comunidade de fãs. Mais do que entender as regras e normas acadêmicas, compreender a estrutura lógica de uma tese será de maior valia para mim que sou doutoranda em comunicação.
Já na introdução, ele aborda como chegou ao tema, de que forma despertou interesse pelo seu objeto de estudo, qual a importância deste tipo de reality show no Brasil e no exterior, além de já explicitar seu objetivo de pesquisa. O objetivo central deste estudo é