Big bang
O universo estava originalmente muito quente e denso em algum momento de sua trajetória e, desde então se resfria e continua em expansão atualmente. A Grande Explosão é uma das teorias propostas sobre o desenvolvimento inicial do universo. Lemaître um padre Belga, propõe o que conhecemos hoje como a teoria Big Bang da origem do Universo, chamada por ele de "hipótese do átomo primordial". O padre teve inspiração e embasamento para desenvolver seu trabalho, na teoria da relatividade de Einstein. Lemaître dizia que todo o universo fora um único átomo chamado de "átomo primordial”, ele afirmava que aquele átomo se fragmentou em uma quantidade extraordinária de pedaços e cada um se fragmentou em outros menores sucessivamente até chegar aos átomos atuais.
Em seguida Edwin Hubble fez uma descoberta incrível que deu mais credibilidade à ideia de Lemaítre. Hubble descobriu que quanto mais distante a galáxia, maior a velocidade aparente. Se a distância entre as galáxias está aumentando, todas em algum momento estavam mais próximas. Grandes aceleradores de partículas como o colisor de Hádrons da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, têm sido usados para experimentar e testar as condições em que surgiu o Big Bang. A teoria não transmite explicação da condição inicial, mas da evolução do Universo desde aquele instante.
Então o Big Bang é uma expansão do universo observável. Mas cientistas fazem estudos para saber se esse crescimento pode ser um fenômeno existente apenas nos limites do universo observável ou no alcance do atual telescópio Hubble. Nesse panorama, é afirmado que tudo o que foi observado até esse momento não passa de um processo de expansão regional, e com o desenvolvimento de telescópios poderão buscar a confirmação deste fenômeno. Há quem levante dúvidas se realmente houve algo que explodiu ou se foi uma explosão a causa dessa dilatação observada. Os dados levantados até o presente momento são o