BIG BANG
BIG BANG E A FORMAÇÃO DO UNIVERSO
Trabalho apresentado à disciplina fundamentos da física do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA para obtenção de nota.
2014
COMO TUDO COMEÇOU
Galileo é considerado por vários historiadores como o primeiro "cientista moderno".
Foi Galileo que argumentou que a matemática, ao invés de ser uma perfeição, é a verdadeira linguagem da ciência. As idéias de Copernicus, lançadas em 1543, permaneciam como teoria. Elas ainda não haviam feito qualquer estrago na aceitação ortodoxa da teoria de Ptolomeu. Os mais importantes astrônomos da época já estavam convencidos do valor da teoria de Copernicus mas discutiam e desenvolviam o tema em privacidade. A instituição igreja, guardiã da verdade, vigiava atentamente qualquer tentativa de debate público sobre esses temas.
Esta situação mudaria abruptamente em 1610 quando Galileo descobriu uma firme prova das teses de Copernicus.
Na época de Galileo as lentes de vidro já eram conhecidas há cerca de 300 anos. A data e o local de sua origem não são claros mas elas eram usadas por fabricantes de óculos para corrigir defeitos da visão humana. É bom lembrar que os ópticos daquela época não tinham a menor idéia dos princípios físicos que poderiam justificar o funcionamento de seus "vidros" e, consequentemente, a construção de óculos era feita de um modo puramente experimental. No verão de 1609, um mensageiro que retornava a Veneza vindo da Holanda contou a um professor de matemática da cidade de Padua, Galileo Galilei, que um holandês havia inventado recentemente um aparelho que fazia objetos distantes ficarem mais próximos.
Galileo imediatamente construiu um telescópio para ele mesmo testar o seu princípio. Ele chamou seu primeiro telescópio de "perspicillium". Já em 1609 Galileo usou-o, pela primeira vez, para estudar os céus. A imagem a esquerda mostra dois dos