Bicos graxeiros e bombas de lubrificação
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Lubrificação Industrial
Introdução: Com este trabalho, será possível ver de forma prática e sucinta, certos elementos utilizados com a lubrificação industrial e algumas de suas características, como o modelo, tipos de acionamentos, o material que é fabricado. Mostrando que a lubrificação correta ocorre em várias etapas.
Bicos Graxeiros: São dispositivos inseridos na máquina em que se necessita fazer a lubrificação. Os bicos graxeiros direcionam o lubrificante introduzido pela bomba de lubrificação, para a máquina ou peça desejada. São confeccionados em aço carbono galvanizados, aço inoxidável e latão.
Também podem variar de acordo com os tipos de roscas:
• Rosca NPT
• Rosca métrica
• Rosca UNC
• Rosca BSP
Os Bicos graxeiros podem ser classificados em alguns tipos:
• Reto
• Curvo: Podendo ser de 90˚, 45˚ ou até mesmo de 65.
• Botão
Os padrões mais conhecidos são:
DIN 71412
DIN 3402
DIN 3404
DIN 3405
SAE J 534
Bombas de Lubrificação
Tem como finalidades diminuir a pressão, a temperatura e outros fatores que podem causar danos às máquinas, introduzindo um lubrificante em uma área que apresente atrito, podendo apresentar acionamento automático, pneumático e manual.
Acionamento Automático: São utilizadas em máquinas que necessitam de altas pressões de trabalho. Podem ser acionadas aproveitando-se o movimento da própria máquina por meio de polias, rodas dentadas, luvas elásticas, ou ainda, por um motor independente.
Acionamento pneumático: São utilizadas em máquina de pequeno porte como máquinas operatrizes, têxteis, que dependem de lubrificação manual periódica. Possui baixo custo de manutenção e aquisição, é muito fácil de utilizar e seu tamanho também é reduzido. Ao pressionar o gatilho, uma pressão é exercida, comprimindo o ar e com isso, acionando a bomba. A força passada para o pistão da bomba faz pressão no lubrificante, levando-o até