bico de bussen
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Colegiado do Curso de Química
Engenharia Civil – 2012.1
Prof. Márcio Luis Ferreira
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 02
"Filtração e Bico de Bunsen"
ALUNOS: Helder Gigante Oliveira Matos Leonardo Santos Menezes Ana Luíza de Souza Pereira Diana Santos de Jesus
Maio-2012
Ilhéus-Bahia
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Helder Gigante Oliveira Matos, Leonardo Santos Menezes, Ana Luíza de Souza Pereira e Diana Santos de Jesus, alunos do curso químico da Universidade Estadual de Santa Cruz, no âmbito da parte experimental da disciplina – do Engenharia Civil, durante o 1o semestre/2011.
A disciplina é ministrada pelo Prof. Márcio Luis Ferreira.
O Experimento tem como objetivo a familiarização com o bico de Bunsen e o domínio da técnica de filtração simples. Para tanto, efetuamos de maneira prática o uso desses materiais/métodos. Foram inclusive, analisadas as chamas produzidas e o tempo de filtração.
Ilhéus, 05 de maio de 2012.
____________________________
Helder Gigante Oliveira Matos
____________________________
Ana Luíza de Souza Pereira
____________________________
Leonardo Santos Menezes
____________________________
Diana Santos de Jesus
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Grande parte dos experimentos químicos envolve reações de determinadas substâncias a altas temperaturas. Para tanto se fez necessário um instrumento de fácil utilização e assim surgiu o Bico de Bunsen, cujo nome se deve ao seu criador Robert Wilhelm Bunsen.
[A constituição de um bico de Bunsen inclui um tubo de metal vertical com aproximadamente 13 cm de comprimento, que é ligado a uma base. Esta base inclui um bocal para conectar-se com uma fonte de combustível, bem como uma válvula de gás e um regulador de combustão para controlar a quantidade de ar através