Bicho da Seda
O bicho da seda é uma larva, é nativo do norte da china, mas atualmente está distribuído pelo mundo. O bicho da seda se alimenta de folhas de amoreira por toda sua vida e nessa fase que a larva começa a tecer seu casulo com muitos metros de comprimento.
Como o bicho da seda foi descoberto?
Existem muitas lendas em torno da seda, uma delas é que foi descoberta, por acaso, por uma rainha chinesa. Quando tomava chá embaixo de uma amoreira, nos arredores do seu palácio, um casulo caiu dentro de sua xícara de chá fervendo e soltou um fio. Assim, estava descoberta a seda.
Como o bicho da seda faz a seda?
O bicho da seda produz o fio da seda por uma glândula que fica na boca, chamada de sericígena, a larva tece a seda ao redor do seu corpo com movimentos geométricos, depois de três dias de trabalho o fio estará com aproximadamente 1200 metros e após três semanas o bicho da seda se transforma em uma borboleta, ou seja, podemos dizer que o bicho da seda é uma lagarta.
E como vira seda?
Os casulos são mergulhados em um recipiente com água quente porque possuem uma espécie de cola que o gruda um fio no outro; com um tipo de pincel gira-se os casulos pegando as pontas dos fios e desenrolando . Os fios já soltos, que foram desenrolados serão enrolados novamente em uma roda, formando uma meada, isto é, um tipo de novelo.
As meadas são lavadas em água quente, batidas e purificadas com ácidos Depois de várias lavagens, a seda é secada e as meadas são desembaraçadas e penteadas, tendo os fios macios e iguais, prontos para serem utilizados na tecelagem.