Biblioteca
Nome: Marineide Damasceno Souza
Biblioteca
O que fazer?
Ao tratar-se de biblioteca, é fundamental saber algumas regras básicas, para controlar um volume de grande massa documental e estabelecer os princípios da Teoria das Três Idades, para que assim os documentos passem por fases estabelecidas de acordo com sua vigência e sua frequência de consulta.
Sendo assim, em uma biblioteca quando chega qualquer material seja ele; livros, revistas, apostilas, jornais, enciclopédias, mídias, CDs, DVDs entre outros, com esses materiais é preciso ter um controle e saber que a grande maioria deles se enquadra na Teoria das Três Idades, no caso entra como Permanente (3 idade) por ser um material histórico e cultural.
A Biblioteca é organizada para estudo, leitura e consultas, por isso em sua estrutura é preciso abrigar em suas dependências: Balcão de Atendimento, Acervo Geral, Acervo de Periódicos, Cabines de Estudo Individual, Sala de Estudo em Grupo, Sala Multimídia (videoteca),Terminal de Consulta, Acesso a Internet, Murais Informativos e Processamento Técnico, isso tudo é para uma melhor organização. Para ajudar na busca, cada estante está identificada com uma numeração e uma listagem dos assuntos gerais ali distribuídos e em cada prateleira há uma etiqueta com o número de classificação seguido do assunto geral.
Exemplo: 658.5 Administração da Produção.
O sistema de agrupamento de assuntos é feito por meio da Classificação Decimal de Dewey (CDD) que divide o conhecimento humano em dez classes, as quais se subdividem em outras dez e assim sucessivamente. Para compor o número de chamada, que consiste no endereço do livro na estante, além da CDD, utiliza-se a tabela Cutter, que identifica o autor da publicação.
Etiqueta de lombada Nº da CDD que representa o assunto Ex: Psic. da Educação Primeira letra do título Número da tabela Cutter que representa o