Bibliografia Boaventura
Sua formação acadêmica iniciou-se em 1958, com o ingresso no curso de licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo ela concluída em 1963. Ademais lhe foi concebido destaque por ter sido o melhor aluno de Direito Criminal, premiado com o Prof. Beleza dos Santos. Ainda neste mesmo ano, ele começou a cursar a Pós-Graduação em filosofia na Faculdade Livre de Berlim, concluindo-a em 1964. No ano de 1969, Boaventura mudou-se para os Estados Unidos da América para cursar seu mestrado, na Universidade de Yale e sustentou a tese “As estruturas sociais do desenvolvimento e o Direito”. Teve por finalizado no ano de 1970. No ano de 1969, Boaventura mudou-se para os Estados Unidos da América para cursar seu mestrado, na Universidade de Yale e sustentou a tese “As estruturas sociais do desenvolvimento e o Direito”. Teve por finalizado no ano de 1970.
O ativista continuou se especializando e, no ano de 1973, fez seu mestrado, no qual sustentou a tese “Sociologia do Direito”. Em meio projeto de pesquisa, a respeito de sua tese, Boaventura usou como objeto de estudo para seu doutorado, uma comunidade carente do Rio de Janeiro, a Favela de Jacarezinho. Durante sua estadia no Brasil, teve contado direto com o regime militar.
Boaventura viveu em diferentes períodos conturbados da historio. A partir de sua vivência em locais como Estados Unidos, em plena Guerra do Vietnã, Berlim quando esteve em contato direto com o regime socialista e no Rio de Janeiro enquanto teve que se enquadrar com os limites ditatórios do regime instalado no Brasil, naquele período. Sendo assim, ele deu início a algumas de suas importantes reflexões sociológicas, seguindo a