Bibioteca Escolar, um espaço para Formar Leitores
Professora Formadora: Marcia Lemes
BIBLIOTECA ESCOLAR
UM ESPAÇO PARA FORMAR LEITORES
“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”
Mário Quintana
Sinop – 2014
BIBLIOTECA ESCOLAR, UM ESPAÇO PARA FORMAR LEITORES
Publico Alvo: Mediadores da sala de Leitura, da rede Municipal de Educação
Duração de 40h.
Local: Centro de Formação
Apresentação
Este projeto tem como foco criar uma proposta para a formação do mediador da sala de leitura, ou Biblioteca Escola, tendo como pressuposto resultados de uma experiência empírica de observação. Possibilitando a esse mediador uma formação de aperfeiçoamento na área da leitura, contemplando as temáticas: “O que é uma biblioteca?”. “Dinamização da Biblioteca Escolar e a Mediação da Leitura”; “Contação de Histórias”; “Organização de uma biblioteca”; “Literatura Infantil e Juvenil”; “Livro e leitura na era digital”;
Justificativa
Na formação do aluno leitor é imprescindível que haja, a princípio, pessoas envolvidas e meios/recursos para desenvolver neles gosto e competência para a leitura. Falar em formação de alunos leitores é algo necessário, principalmente porque vivemos num espaço e tempo de novos suportes e incontáveis possibilidades de leitura; e consequentemente, um novo leitor.
Assim como o professor é o personagem central da escola, o bibliotecário também é na biblioteca escolar. Ambos profissionais podem contribuir para alcançar um avanço educacional, conforme declarações da IFLA ((Federação Internacional das Associações e Instituições Bibliotecárias):
Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem; de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação. (IFLA¹, 2000, p.2)
Estamos em um momento em que, apesar de