DISCURSO DIRETO E INDIRETO
1. Leia o texto a seguir, observando a presença e a convivência de vários discursos: O sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do jornal: - Vinte e dois adultos enganados por um menino! Uma criança engana vinte e dois adultos! Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o sinal abriu. O sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando: - vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três adultos!
Neste texto notamos a presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do motorista. Quando se trata da voz do menino, suas falas são reproduzidas integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação utilizado para introduzi-las.
2. Observe o trecho:
“Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal.”
No trecho, a voz do personagem não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o diálogo. Reescreva na forma direta a frase dita pelo motorista, isto é, do modo como ele provavelmente a disse naquela situação.
3. Indique o tipo de discurso ( direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:
a) Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.
b) Ele prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.
c) - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.
d) Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (mateus, cap. 4).
4. Passe no seu caderno as