bhbh
1
Expressões de concentração
de soluções e cálculos
Mayde Seadi Torriani
Luciana dos Santos
Elvino Barros
Um dos objetivos essenciais da prática da enfermagem consiste em garantir que os pacientes recebam o medicamento conforme prescrito pela equipe médica, na dose e no horário corretos.
Os princípios fundamentais para essa atividade envolvem o entendimento das expressões de concentração dos medicamentos, bem como das suas unidades de medida. O sistema métrico decimal é importante para o cálculo e para o preparo dos fármacos e das soluções.
Ao preparar o medicamento, é necessário confirmar as unidades de medida das substâncias utilizadas. Se não estiverem no mesmo tipo de fração, devem ser transformadas, porque não se pode trabalhar com duas grandezas matemáticas diferentes.
Solução é a mistura homogênea de um soluto (substância a ser dissolvida) e um solvente (substância que promove a dissolução). A concentração de uma solução fornece a quantidade de fármaco ou substância ativa presente em uma determinada quantidade de preparação (massa ou volume). A concentração das soluções pode ser expressa de várias formas: n n n n n Proporção
Porcentagem
Molaridade
Normalidade
Partes por milhão (ppm), entre outras
Conceitos básicos
Proporção. É uma fórmula que expressa a concentração da solução e consiste na relação entre soluto e solvente anunciada em partes. Ou seja, 1:40 indica que temos 1 g de soluto para 40 mL de solvente. Uma proporção mostra a relação entre duas razões iguais. Pode ser escrita como:
8 : 16 :: 1 : 2
A : B :: C : D
20
Torriani, Santos, Echer, Barros & cols.
O primeiro (A) e o quarto (D) termo são chamados de proporção de “extremos”, e o segundo (B) e o terceiro (C), de “meios”. Em uma proporção, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. Ou seja:
(A x D) = (B x C)
(8 x 2) = (16 x 1)
16 = 16
Quando um dos termos da proporção é desconhecido, pode‑se encontrá‑lo com a