Betânia, um lugar de manifestação do poder de Deus
Betânia, um lugar de manifestação do poder de Deus
Betânia era uma cidade na encosta oriental do monte das Oliveiras a 3 Km de Jerusalém. Esta foi a cidade natal de Simão, o leproso; Lázaro e suas irmãs Marta e Maria.
Ela nos chama a atenção pelo fato de Jesus, constantemente, ser atraído para este lugar. Aparentemente, segundo os evangelhos, Jesus tinha Betânia como um lugar favorito, onde Ele era amado e celebrado.
Ao longo dos escritos do Antigo Testamento percebemos um zelo especial de Deus por Jerusalém. A esta cidade Deus havia preparado um grande mover de sua glória; era de se esperar, pelo que foi dito nas escrituras, que Jerusalém abrigaria o centro do mover de Deus através de Seu filho Jesus Cristo. Ela havia sido escolhida para ser o lugar pleno da manifestação de Deus. Era fruto de uma promessa, antes de o povo de Israel sair do Egito, o Senhor já esperava operar os sinais de Seu poder e senhorio em Jerusalém.
Contudo, nos tempos do Messias, Jerusalém não o aceitou. Numa atitude de religiosidade e de constante julgamento, limitou o mover de Deus dentro de seus muros. Percebemos, ao longo da história, o quanto Jerusalém foi rebelde e resistiu ao mover de Deus.
Vários profetas foram usados pelo Senhor para anunciar tais coisas, bem como a vinda do Messias, o grande Rei, que teria Seu trono ali. Entretanto, Jerusalém não ouvido aos profetas do Senhor e permaneceu insensível à voz de Deus. E é justamente sobre esta atitude, a de rejeitar a Cristo, que gostaria de falar nesta noite.
Mateus 21.6-11:
“E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas