besteiras da vida
- O que é?
Doença causada pela deficiência congênita do fator VIII (tipo A) ou do fator IX (tipo B), que são proteínas contidas no sangue que atuam no processo de coagulação. A hemofilia A é a mais frequente, ocorrendo em cerca de um a cada dez mil homens. A hemofilia B é de três a quatro vezes menos frequente.
- Como é transmitida?
A hemofilia é passada das mães para os filhos, por herança genética. Está associada a uma alteração na capacidade de coagulação do sangue do organismo. Atinge apenas os homens.
- Quais os sintomas?
As manifestações hemorrágicas podem aparecer no primeiro ano de vida. O sangramento pode ser espontâneo ou provocado (corte ou pancada); externo ou interno; em músculos, articulações ou órgãos. Em casos mais graves, há sangramento interno repetitivo, febre e dores nas articulações.
- Como é o diagnóstico?
A suspeita da doença pode ser levantada por um exame de sangue simples, chamado de coagulograma, e é confirmada por exame que mede a quantidade dos fatores VIII e IX no plasma.
- Qual o tratamento?
Ainda não há cura para a hemofilia. A doença é controlada com injeções regulares dos fatores de coagulação deficientes (VIII ou IX ).
- Onde posso saber mais sobre a doença?
Acesse o sítio do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) ou procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
DOENÇA DE VON WILLEBRAND
- O que é?
É uma doença hemorrágica hereditária causada pela deficiência do fator de von Willebrand, uma das proteínas responsáveis pela coagulação, no organismo. A falha nesta substância provoca lentidão no estancamento do sangue. Das doenças hemorrágicas hereditárias, esta é a mais comum, chegando a um caso em cada cem habitantes. Porém, como não é muito conhecida, ainda é pouco diagnosticada.
- Como é transmitida?
É transmitida dos pais e/ou mães para os filhos de ambos os sexos, durante a formação do feto.
- Quais os sintomas?
Os principais sintomas são hematomas, sangramentos nasais,