Berçario
"Eles percebem que a fala do dia a dia é diferente daquela usada numa leitura, que tem cadência, ritmo e emoção. Entendem, por exemplo, que há um começo, um clímax e um desfecho", explica Fraulein de Paula, doutora em Psicologia Escolar.
Especialistas acreditam que, para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja, estimular a leitura dentro do berçário pode ser o caminho mais curto para a formação de um Futuro Leitor. O interesse pela leitura deve-se inculcar desde o berço, e tratar com persistência e dedicação, que se converta num hábito. É fundamental para as crianças que aprendam a buscar conhecimentos mediante a leitura desde a mais tenra idade. Os benefícios do livro para as crianças são incalculáveis e para toda a vida. Leva a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e prazer para ela.
Diante dos resultados obtidos, considera-se imprescindível que a leitura seja feita desde o berçário, com o objetivo de levar as crianças a desenvolverem seus próprios sentimentos com relação ao que ouvem, que interajam com seus pares e professores, que sintam-se acolhidos em um momento de cuidado e que vivenciem experiências para o desenvolvimento das múltiplas inteligências; principalmente aquela referente à linguagem.
Parabéns à professora Ana Paula e às Auxiliares de Creche por ajudarem na construção da identidade dos alunos e por oportunizarem o acesso à cultura letrada. Peguei da Internet e foi de grande valia.