BENEFÍCIOS
RESUMO
O temabenefícios sociais são aquelas facilidades ou vantagens que um colaborador recebe da empresa, no sentido de causar estimulos para que estes se sintam mais motivados.
A concessão dos benefícios sociais está relacionada com a conscientização da responsabilidade social da empresa, no qual se devem aos seguintes fatores: exigências dos empregados quanto aos benefícios sociais; exigências dos sindicatos e das negociações coletivas; legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo; competição entre as empresas na disputa pelos recursos humanos disponíveis, seja para atraí-los ou para mantê-los e adiminuição das taxas de rotatividade e absenteísmo.
Existe uma gama de benefícios sociais que podem ser concedidos aos trabalhadores de uma organização devendo analisar cuidadosamente os efeitos financeiros e a contrapartida esperada de sua equipe, pois é importante entender que os benefício podem ser financiados parcialmente ou totalmente pela empresa, sendo eles: legais, espontâneos, monetários e não monetários.
Énotório as vantagens obtidas pelas empresas ao concederem benefícios sociais aos seus colaboradores, sendo a mais importante atender os interesses e o desenvolvimento das organizações e às expectativas e o bem estar de seus colaboradores, gerando ainda uma evolução moral entre os empregados e um maior interesse de candidatos a ingressarem na organização.
Palavras-chave: Benefício social; Organização; Colaboradores; Absenteísmo.
1. INTRODUÇÃO
A origem dos programas de concessão de benefícios sociais como conhecemos hoje se deu durante a Segunda Guerra Mundial. A guerra gerou necessidade de produção e escassez de mão de obra, as empresas começaram a sentir necessidade de reter seus trabalhadores, atrelado a esse fator, o Governo da época controlava os aumentos salariais, então os empregadores começaram a conceder