beneficios
As empresas também criam muitos meios de motivar os seus colaboradores, e isso veio de muito tempo atrás, Frederick Herzeberg, foi o autor da teoria dos dois fatores motivacional muito importante que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Nesta teoria Herzeberg afirma que a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras é estimulantes do cargo, são os chamados “fatores motivadores” não vamos falar muitos de Herzeberg, pois não é esse o tema e a questão do assunto, mas a teoria dele ate hoje está presente no cotidiano das empresas, foi ele que verificou e evidenciou através de muitos estudos e práticos a presença de que dois fatores destintos devem ser considerados na satisfação do cargo sendo eles: Os fatores higiênicos e os motivacionais.
Os higiênicos: São os fatores relacionados com o meio que os funcionários atuam que é de responsabilidade da empresa, e que quando não são feitos geram uma grande insastifação por parte dos funcionários.
E os motivacionais: Esse sim beneficia os funcionários, fazem com que os colaboradores tenham mais responsabilidades em seus cargos e si esforcem para atingirem as metas e assim trabalhando para alcançar reconhecimento de seu trabalho. E além dos benefícios que são assegurados por lei.
Chiavenato que também foi um grande autor que fez citações muito importantes nas áreas de administração e recursos humanos cita que os benefícios constituem pagamentos financeiros indiretos aos funcionários incluem saúde segurança, ferias pensões, plano de educação, descontos em produtos da companhia e etc.
Segundo uma citação dele os benefícios sociais são as facilidades, conveniências, vantagens e serviços