beneficios do aloe vera
DFQ – DIRECÇÃO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO IMT
ANO LECTIVO 2012/2013
Nome(s):
Curso: Osteopatia
Turma: OST1A13
Nº de aluno:
____ª quinzena
Tema/Título: Plantas Medicinais: O Aloé Vera como fonte de saúde e bem-estar
De ___/___/___ a___/___/____
Docente:
Resumo: Aloé Vera é um tipo de Aloé pertencente à família dos lírios, vulgarmente conhecido como Babosa numa referência à resina produzida pela planta. Por muitos, é conhecida por Planta Milagrosa.
Esta planta é nativa do Norte de África, embora esteja proliferada noutras regiões do planeta, daí ser tão conhecida e utilizada nos mais diversos produtos (exemplo: cosméticos, alimentos, medicamentos, entre outros…). Existem mais de 200 espécies entre as quais apenas 6 são seguras para o uso Humano.
Existem estudos que tendem a comprovar a eficácia benéfica da Aloé em febres, doenças de pele, prisão de ventre, queimaduras, falhas menstruais, acne, problemas cancerígenos, hematomas, cicatrizes, entre outros… Embora os estudos comprovem afirmativamente os benefícios, de facto não sabem explicar a sua ação.
RELATÓRIO
A Aloé Vera floresce no início da primavera e as suas flores são amarelo vivo (também poderão ser vermelhas ou cor-de-laranja), suas folhas de cor verde são suculentas e no seu interior possuir uma substância gelatinosa e macia. O seu uso é muito conhecido desde os primórdios da antiguidade, facto comprovado por investigadores que encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas, como os egípcios (para Cleópatra era o segredo da beleza), gregos (há 2000 anos um médico grego Penadius Discorides inumerou os usos da Aloé Vera como produto de tratamento interno e externo de como cuidar a pele: queimaduras, manchas, perda de cabelo…), chineses (era usado em medicamentos há 6000