Beneficiamento de sementes
O processo que caracteriza o beneficiamento de sementes é parte fundamental para validação do uso da tecnologia que está envolvida na produção de sementes de alta qualidade. Sabe-se que a máxima qualidade de um lote de sementes somente é alcançada se respeitadas as condições de produção no campo. Entretanto, este material produzido com recursos inseridos por melhoristas e geneticistas deve ser mantido durante o tempo de vida da semente. Assim, o processo de beneficiamento refere-se a todas etapas de preparação das sementes após a colheita ao armazenamento, embalagem e comercialização.
1. Bases da separação
O beneficiamento tem cincos objetivo principais: a) separação completa: remoção de toda impureza que acompanha a boa semente; b) mínimo de perda de sementes: durante todas as fases do beneficiamento, algumas boas sementes são removidas juntamente com as impurezas; essas perdas devem ser reduzidas ao mínimo; c) melhoramento da qualidade: a melhoria da qualidade não se deve restringir à remoção de impureza; também são eliminadas sementes rachadas, quebradas, danificadas por insetos, etc. d) eficiência: visa-se obter o máximo de capacidade com efetiva separação; e) mínimo dispêndio de trabalho: o volume de trabalho está diretamente relacionado com o custo operacional que não pode ser recuperado posteriormente.
1.1 Separação pelo tamanho: O tamanho das sementes é representado por três dimensões: comprimento, largura e espessura.
1.1.1Separação pela largura e espessura A separação das sementes que diferem entre si pela largura ou pela espessura é feita por meio de peneiras planas ou cilíndricas. De um modo geral, dois tipos de operações são realizadas pelas peneiras: - desfolha (desfolhação, desfolhamento): as boas sementes atravessam os crivos da peneira, enquanto o material maior corre sobre a mesma, em direção a uma saída (descarga) da