Resumo: desenvolvimento sustentável e empreendedorismo: o beneficiamento e comercialização de sementes da amazônia no município de porto velho, ro.
Desenvolvimento sustentável e empreendedorismo: o beneficiamento e comercialização de sementes da Amazônia no município de Porto Velho, RO.
1 Resumo e Introdução O homem deve ter a consciência do uso dos recursos naturais de um modo mais eficaz e eficiente, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou o que a própria natureza desprezou em seu ciclo de vida natural. Ao buscar preencher suas necessidades o homem deve pensar em preservar a biodiversidade e ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência, provendo o melhor para si e para o ambiente (GUIMARÃES, 1991). O conceito de sustentabilidade, no Estado de Rondônia, tem como exemplo, a criação artesanal de biojóias, feitas com sementes e a agregação de materiais nobres como ouro e prata. São enfocados os projetos dos governos, tanto na esfera federal quanto estadual e municipal e o trabalho de órgãos como EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia) e CETENE (Centro Tecnológico e de Negócios de Rondônia) junto às populações locais que tiram seu sustento da Floresta Amazônica, para este estudo buscou-se apoio nesses órgãos oficiais além do SEBRAE e utilizou-se uma metodologia exploratória, baseada em experiência de um dos autores do artigo, ator do processo de comercialização de biojóias, em comércio estabelecido na região. Pádua (2001) faz referência à exploração intensiva dos recursos naturais pelos portugueses desde o descobrimento, com a extração do pau-brasil e explorações subsequentes com os ciclos econômicos, da cana-de-açúcar, do algodão e do café. Essa exploração de característica predatória é o marco inicial das agressões ao meio ambiente em nível nacional. Apesar da visão ecológica de alguns políticos e administradores da época do Império, como os abolicionistas José Bonifácio