Benchmarketing
Alunos:
▪ Wagner Maia de Oliveira 4201773542
BENCHMARKETING
O grupo se reuniu 03 vezes exclusivamente para discussão do trabalho, fora varias conversas em sala de aula e emails trocados durante o período, analisou as pesquisas feitas e o conteúdo estudado no PLT definindo a tecnologia do BENCHMARKING como tema do trabalho.
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Benchmarking é: ▪ um processo contínuo; ▪ uma investigação que fornece informações valiosas; ▪ um processo de aprendizado com outros; ▪ um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina; ▪ uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo.
Benchmarking não é: ▪ Um ato isolado; ▪ Um livro de receitas; ▪ Uma cópia ou uma imitação; ▪ Reinventar o que já foi inventado; ▪ Uma constatação de factos; ▪ Uma moda de gestão.
Como vantagens pode-se identificar: ▪ Introduzir novos conceitos de avaliação; ▪ Melhorar o conhecimento da própria organização; ▪ Identificar áreas que devem ser objecto de melhorias; ▪ Estabelecer objectivos viáveis e realistas; ▪ Criar critério de prioridade no planejamento; ▪ Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado; ▪ Aprender com os melhores.
Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial. A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seus