Ciencia e senso comum
Fazer uma reflexão sobre a diferenciação entre senso comum e conhecimento científico.
O senso comum e o conhecimento científico surgiram a partir da necessidade do ser humano de entender o mundo a sua volta.
O senso comum ou conhecimento vulgar é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia.
Já o conhecimento científico pode ser definido como tudo o que é produzido pela investigação científica, através de suas metodologias baseadas em padrões, medidas, observações e experimentos seguidos de uma avaliação crítica dos resultados obtidos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas. Contudo é inevitável a comparação entre esses dois conhecimentos, visto que a pesquisa científica tem início no conhecimento vulgar, porém dele se diferencia através de metodologias e princípios que visam legitimá-la enquanto conhecimento científico. Outra relevante relação entre esses dois saberes está no fato de que as investigações científicas partem de crenças e diferenciações originadas no conhecimento vulgar, mas daí partem para a tentativa de ultrapassar as limitações desse conhecimento, tentando transformar suas subjetividades em objetividades, através de suas metodologias.
Questões: As Dimensões da Pesquisa
1.1. Caracterize a pesquisa científica quanto:
a) Natureza: Qualitativa
b) Finalidade: Básica
c) Tipo: Descritiva
d) Estratégias/dados: Campo
e) Estratégias/local: Campo
1.2. Quais são as etapas da pesquisa científica? Dentre elas escolha 2 e defina.
A pesquisa científica