Benchmark Linpack
Bruno Colla, Manuel Debarba, Tiago Gasparetto
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
URI Campus de Erechim – RS – Brazil
Departamento de Ciências da Computação bruno-colla@hotmail.com, manuelluis@yahoo.com.br, thiago@yahoo.com.br
Abstract. This paper describes the LINPACK Benchmark and some of its variations commonly used to assess performance of computer systems. The latter is frequently used to obtained results for TOP500 submissions. Information is also given on how to interpret results of the LINPACK benchmark and how the results fit into performance evaluation process.
Resumo. Este artigo descreve o Benchmark Linpack e algumas de suas variações geralmente utilizadas para avaliar o desempenho dos sistemas de computadores. Este é frequentemente utilizado para obter resultados apresentados no TOP500. É emitido também a informação em como interpretar os resultados do benchmark LINPACK e de como os resultados se encaixam em processo de avaliação de desempenho.
1. Introdução
Um Benchmark é um programa de teste de desempenho que analisa as características de processamento e de movimentação de dados de um sistema de computação com o objetivo de medir ou prever seu desempenho e relevar os pontos fortes e fracos de sua arquitetura. Benchmarks podem ser classificados de acordo com a classe de aplicação para a qual são voltados como, por exemplo, computação científica, serviços de rede, aplicações multimídia, processamento de sinais, etc.
O Benchmark Linpack é um dos mais famosos benchmarks atualmente, utilizado inclusive nos testes das 500 máquinas mais rápidas existentes (Top500), por ser o que tem maior número de resultados reportados. Originalmente, o Linpack era um pacote de sub-rotinas que tinham por finalidade resolver sistemas de equações lineares algébricas.
O Linpack encaixa-se na classificação de benchmark tipo algoritmo. Ele contém dois conjuntos de rotinas: um para decomposição de matrizes e outro para resolver o