Bem me quer mal me quer
DADOS TÉCNICOS
• título original: À la Folie... Pas du Tout
• duração: 01 hs 32 min
• direção: Laetitia Colombani
SINOPSE
Angélique (Audrey Tautou) é uma artista plástica que desenvolve uma paixão desmedida pelo médico Loïc (Samuel Le Bihan). A despeito de tudo o que seus amigos lhe dizem e de diversos acontecimentos que provam o contrário, Angélique persiste na idéia de que Loïc também a ama, transformando o que de início parecia ser um desencontro amoroso em uma perigosa obsessão.
Link para baixar o filme: Bem me quer, mal me quer
Não conto o final do filme, porém, cito parte dele para contextualizar o que estou dizendo no texto a seguir.
---------
Obras cinematográficas, exploram diversas doenças mentais, muitas vezes baseados em fatos reais, como “Uma mente brilhante” que conta o caso de Jonh Nash, um esquizofrênico.
O filme “bem-me-quer, mal-me-quer”, fala de um transtorno psiquiátrico da linha das psicoses, chamada de erotomania ou Síndrome de Clérambault.
A erotomania é convicção delirante que, por parte do paciente, sente ser amado por alguém com uma condição social mais elevada que a sua e esse amor ocorre de forma que eles se comunicam através de olhares, bilhetes, disposições de objetos e coisas ditas em publico. Esse transtorno ocorre tanto em culturas orientais como em ocidentais, não fazendo distinção de idade nem tampouco de gênero, afetando tanto homens como mulheres.
Tal transtorno pode, por vezes, resultar em situações constrangedoras para ambos os envolvidos, porém para o erotomaniaco, tal situação é apenas mais um desencontro do casal, mesmo que o outro diga claramente que não o ama.
No filme em questão, primeiramente parece que acontecem apenas desencontros amorosos entre os protagonistas, porém o que acontece na verdade é que Angélique sofre de uma psicose chamada de erotomania.
Sabe-se que nesse tipo de psicose qualquer tipo de contato ou um simples gesto da pessoa amada, faz