análise do filme Bem me quer mal me quer
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
3º ano
Filme: Bem me quer, mal me quer Data: 28/07/2014
Descrição: O filme acontece em duas perspectivas, nas quais a primeira mostra a história na perspectiva da personagem principal, Angélique, que sofre da síndrome de Erotomania e é apaixonada por um cardiologista, pelo qual mantém uma convicção delirante de que estão tento um caso de amor recíproco, porém o médico é casado e não compartilha dessa paixão, nem se quer a conhece realmente. Angelique acredita que a esposa do médico é o principal empecilho para o romance dos dois. E a segunda metade do filme aborda a perspectiva real da história, na qual o médico é casado, ama sua esposa e está sendo perturbado anonimamente por Angélique, que não mede esforços para se aproximar do médico, e acaba prejudicando profundamente sua própria vida social e individual.
Paciente identificado: Angelique
Sintomas: Irritabilidade, Convicção delirante de que outra pessoa está secretamente apaixonada por ela. Humor de rápida variação. Atitude inconsequente. Insônia. Atos impulsivos. Dissimulação. Pensamento obsessivo. Expressões infantilizadas. Distorção da realidade. Impulso suicida. Ilusão, delírio, isolamento, delírio Erótico.
História de Vida: Angelique cursa artes plásticas, trabalha meio período em uma lanchonete e cuida de um menino com idade aproximadamente de 8 anos. A família foi viajar temporariamente e ela ficou responsável de cuidar da casa da família. Angelique desenvolve um amor obsessivo pelo vizinho, um cardiologista, casado com uma advogada que está grávida. As pessoas que estão ao seu redor e até mesmo os acontecimentos que envolvem a vida de Angelique mostram que esse amor é obsessivo e que Loic não quer nada com ela. Em cima de toda essa obsessão, surgem mortes e fatos inéditos na vida do casal.
Contexto Sócio-cultural: Angelique vive na França, diz não ter ninguém, é