bem estar animal
Mercado Brasileiro na Produção de Leite de Cabra.
O Brasil se configura como o maior produtor de leite de cabra da America do Sul. A criação de pequenos ruminantes tem grande importância cultural, social e econômica para algumas regiões brasileiras.
Sua produtividade está localizada nas Regiões do Nordeste, Sul e Sudeste. Nessas perspectivas o mercado encontra-se em constante evolução, viabilizando a rentabilidade e sustentabilidade no segmento.
A caprinocultura de leite torna-se um mercado crescente, já que, seus recursos e estruturas a serem empregadas no processo produtivo não requerem grandes investimentos, consolidando a produção como atividade rentável.
As raças mais utilizadas para a produção de leite no país destacam-se Saanen, Toggenburg e Alpina. São animais que precisam de um ambiente de manejo menos rústico para que a produção não seja comprometida.
Levando em consideração seu habitat natural, algumas raças são sensíveis às condições climáticas e geográficas, e menos adaptáveis às condições de uma dada região.
Raças Leiteiras mais utilizadas no Brasil
- Saanen
Origem: Vale Saanen na Suíça
Características Raciais: Pelagem: Animais com pelos curtos, brancos a creme, predominantemente lisos e bem implantados.
Altura: machos: 80-90 cm e fêmeas: 70 a 83 cm
Corpo: animais longilíneos, descarnados e angulosos. Ventre profundo, dorso reto e lombo bem desenvolvido, com garupa ampla, membros delicados mas fortes.
Cabeça: leve, perfil retilíneo a côncavo, orelhas pequenas a médias e eretas, presença de brincos.
Características Zootécnicas:
Produção de leite: 520 a 920 Kg/lactação (250 a 302 dias)
Peso: machos: 70-90 Kg e fêmeas: 45-60 Kg
- Toggenburg
Origem: Vale Toggenburg ao norte da Suíça
Características raciais: - Pelagem: Castanho claro ou baio claro; como característica principal apresenta duas bandas que vão desde as orelhas, passando pelos olhos até aos ângulos dos lábios. Pelos de curtos a