Belo Monte
Ciências do Ambiente
Luís Andre Cardoso
Vinicius Zanon Martins
Porto Alegre
2013
Usina Hidrelétrica de Belo Monte
A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingú, proximidades de Altamira, no Estado do Pará. Terá uma potência para suprir a demanda de 10% do consumo nacional de energia elétrica, sendo a terceira maior hidrelétrica do mundo e a maior do Brasil.
Impactos Ambientais e Vantagens da Usina
Estudos realizados por especialistas ambientais e acadêmicos da área apontam uma série de impactos ao meio ambiente que deverão ocorrer com a construção da usina de Belo Monte:
Alteração da paisagem do local;
Alteração do fluxo de água do rio Xingú, afetando fauna e flora;
Inundação dos igarapés Altamira e Imbé permanentemente;
Inundação de parte da área rural da localidade de Vitória do Xingú;
Interrupção do transporte fluvial do barramento em Volta Grande do Rio Xingú até o rio Bacajá, fazendo com que algumas comunidades ribeirinhas e indígenas fiquem sem o único meio de transporte;
A obra irá gerar regimes hidrológicos distintos para o rio, que hoje é condicionado ao regime de cheias e secas.
Algumas espécies de peixe fazem a desova no período de cheias do rio. Devido à alteração do regime, estima-se a redução das espécies, o que impacta diretamente na atividade de pesca dos moradores da região.
Ocorrência de migração de 100 mil pessoas para a região e deslocamento forçado de 20 moradores do entorno do rio;
Devido à dependência da sazonalidade das chuvas em épocas de cheia é estimado a operação da usina com metade da capacidade total, e em épocas de seca, a geração de energia pode chegar a um pouco menos da metade da produção, o que compromete a viabilidade econômica do projeto.
Em contrapartida, a Eletrobrás encomendou um Estudo de Impacto Ambiental na região. Esse estudo, gerado por empresas privadas,