belo monte
No texto a seguir serão apontadas opiniões importantes sobre a questão da usina hidrelétrica de Belo Monte, Uma obra dessa é extremamente delicada, uma vez que construída interfere enormemente com a vida da população local.
Sendo a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Usina de Belo Monte, no estado do Pará teve seu custo avaliado em mais de R$ 30 bilhões. Belo Monte será a 3ª maior usina hidrelétrica do mundo.
Sua construção visa à segurança energética do Brasil.
As obras foram iniciadas em 2009, com a previsão de entrar em funcionamento em 2015. As obras atraíram a atenção dos ambientalistas e a população da região de Altamira e do Brasil em geral. E eu como técnico em Meio Ambiente me ponho contra uma obra que só tende a piorar a situação de nossa floresta.
A construção de uma usina hidrelétrica é uma decisão muito importante, que precisa ser bem estudada. É necessário ouvir o poder público, o órgão ambiental, os moradores da região, as entidades e representantes da sociedade ali presente.Eu sou contra a construção da usina Belo Monte, pois os danos causados ao meio ambiente e a comunidade local são enormes e irreversíveis. Ameaçando a vida de várias espécies de peixes e animais em geral, e também a vida de muitos que ali vivem.
É sempre complicado falar sobre usina hidrelétrica, porque a geração de energia envolve sempre um gasto ou impacto e as termo elétricas poluem muito o ar pois são as que causam o efeito estufa e tem também as usinas nucleares que são limpas porém são caras e se tiver um vazamento esse vazamento prejudica muito por causa da contaminação e da radiação e talvez não compense, tem também a energia solar e a energia eólica mais as vezes elas não dão a quantidade de energia suficiente, podemos dizer que são muito caras pra pouca energia, e a usina hidrelétrica apesar de ser caríssima ela gera uma quantidade enorme de energia e não polui o ar e é sempre considerada