pétroleo
O petróleo bruto, extraído dos poços, é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e seus compostos, e compostos não hidrocarbônicos, que se apresentam sob forma líquida, sólida ou gasosa.
A forma líquida é comumente chamada de óleo cru, a gasosa constitui os gases naturais e a parte viscosa ou sólida constitui o betume encontrado nas areias betuminosas.
O óleo cru geralmente contém água com sais inorgânicos dissolvidos que devem ser eliminados no processamento ulterior.
As propriedades do petróleo bruto dependem muito de onde se origina e variam bastante de uma região para outra, em cor e composição.
Formação do petróleo
O petróleo foi formado a partir de vegetação marinha e restos de vida animal incorporados - milhões de anos atrás- à camadas geológicas sedimentárias e anaerobicamente (i.e., na ausência de oxigênio) decompostos por bactérias.
A ação bacteriana transformou as substâncias constituintes destes resíduos em um material pastoso denominado querogênio.Recozido sob a ação de temperatura e pressão, durante milhões de anos, o querogênio se transforma em óleo e gás, nas rochas porosas.
O óleo formado, por ação capilar ou pressão gasosa e movimento de água subterrânea, difunde-se pelas camadas de areia e rochas porosas, até distâncias consideráveis, acumulando-se em bolsões ou reservatórios, quando encontra camadas rochosas impermeáveis.
Um processo diferente, responsável por cerca de 20% da ocorrência de gás natural, é de origem biológica, devido a ação aeróbica de bactérias sobre sedimentos rasos à temperaturas baixas, comparado com o processo anterior, na ausência de oxigênio.Este tipo de gás é chamado de gás biogênico, praticamente constituído por metano.
A formação do petróleo depende do período de aquecimento e da temperatura a que o material orgânico está submetido. Tais fatores podem acarretar a formação de petróleo de ótima constituição química (maturado), de forma excessiva