Behaviorismo
O objetivo de meu trabalho é conhecer e tecer meu aprendizado de maneira critica perante os conceitos e estudos do behaviorismo, junto com o fundador John Watson e Burrhus Skinner .
O behaviorismo é um dos grandes estudos da psicologia, sua palavra de origem vem de behavior que em inglês significa comportamento ou conduta.
Estudar o behaviorismo nós docentes, é sem dúvida de extrema relevância, ser critico é desafiador sabendo que todo o estudo é magestoso para a educação, mas destaco a ideia de Watson quando ele faz um experimento com um bebê e um rato, quando seu propósito seja que o bebê tenha medo do rato, ele então cria um efeito para que isso ocorra, para que de fato o bebê fica com medo.
Como dizia Watson:
Deem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepara-la-eí para se tornar um especialista que eu selecione: um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados (WATSON apud IZIDORO, 2002)2 .
Isso nos leva a seguinte opinião temos uma mente aberta, limpa, livre para que possa ser trabalhada e estimulada, com, pensamentos, comportamentos, ações, reações, emoções, isso prioriza a criança a aprende o que você quer que ela aprenda.
É com essa ideia que concordo com seu conceito behaviorismo de Watson ,tudo se pode quando bem estimulada seu mecanismo de aprendizagem sendo ele humano ou animal, pois cito como exemplo os cães , que são capazes de terem uma vida ‘ um tanto que profissional’ como os cães rastreadores e os cães guias eles não são apenas animais domésticos .
Assim Skinner provou com seu experimento chamado Caixa de Skinnner, rato privado de comida dentro da caixa, ficando livre para explorar o ambiente. No