behaviorismo
Em 1913, surgiu, num jornal de Psicologia americano, um artigo que constituía um manifesto de uma nova psicologia, escrito pelo psicólogo John Watson.
Este artigo revolucionou a Psicologia abrindo um novo campo e novas perspetivas.
Para Watson, a psicologia tinha falhado durante 50 anos na tentativa de se estabelecer cientificamente enquanto estudo experimental.
Watson considerava inútil a noção de consciência e criticava a utilização do método introspetivo como alternativa reunião a tradição objetivista e mecanicista, os contributos da psicologia funcional e da psicologia animal que foram 2 dos elementos mais inovadores da proposta de Watson já que reconheciam uma continuidade entre a mente animal e a mente humana.
Psicologia Animal
A psicologia animal surgiu a partir das experiencia do fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936).
Ivan Pavlov realizava experiências com cães no âmbito do reflexo de salivar isto é um estímulo do alimento é exposto a animais faminto.
Apesar do Premio novel ter-lhe sido atribuído por causa das suas descobertas sobre o aparelho digestivo e a digestão a contribuição inestimável de Pavlov para a psicologia aconteceu por acaso
Um dia enquanto trabalhava no laboratório apercebeu-se que os cães salivavam antes de verem o alimento no momento em que um dos técnicos do laboratório entrava na sala ou sempre que viam as tigelas em que lhes era dado o alimento.
A partir destas constatações o investigador reconheceu que ao contrario dos reflexos inatos a salivação em função da visão de uma tigela não é automática mas sim apenas adquirida através da experiencia.
Esta descoberta levou Pavlov a dedicar o resto da sua vida a investigar os princípios básicos da aprendizagem formulando assim a teoria do condicionamento clássico.
Pavlov realizou experiências com cães que consistiam em apresentar-lhes estímulos distintos (como por exemplo, o som de uma campainha ou de um metrónomo) seguidos de imediato de alimento ou de um ácido que os fazia