Behaviorismo
O Controle do comportamento dos liderado por meio de recompensas e punições largamente usadas pelas organizações e lideranças é estudado pelo behaviorismo, assim como o que se conhece sobre hábitos e condicionamento.
1. A Escola Behaviorista
É uma escola norte-americana, cujo o termo behaviorismo vem da palavra behavior, que no português significa Comportamento. Essa escola é conhecida como comportamental e visa os detalhes do comportamento, tendo a influência de estímulos vindos do meio externo.
O Behaviorismo surgiu do artigo de John B. Watson que foi publicado em 1913, com o título “Psicologia, como os behavioristas a veem”. Watson apontava que o comportamento observável é o único ser estudado pela Psicologia, descartando explicações mentalistas e conceitos subjetivos.
A explicação mental faz com que agente tenha a curiosidade, isso sempre ocorre numa conversa casual.
Para os behavioristas, os comportamentos humanos, assim como a personalidade vem da aprendizagem.O Behaviorismo trabalha com definições claras e detalhadas de comportamentos.
A descrição detalhada de comportamentos esperados é de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho diário, em treinamentos e entre outros setores que cercam as pessoas dentro das organizações
É a escola behaviorista que saem os principais estudos sobre o condicionamento e a formação de hábitos.
Andar, falar, correr …etc. é condicionado,pois o condicionamento é a repetição do comportamento, e também essa repetição é responsável pelos hábitos, crucias para ocorrer um bom desenvolvimento organizacional. O condicionamento às vezes ocorre através dos estímulos que é chamado de condicionamento clássico, já a manipulação de estímulos é a aplicação de uma pessoa após a emissão de um comportamento, que é chamado de comportamento operante.
2. Condicionamento Clássico
Surgiu em 1910, com o fisiologista russo Ivan Pavlov, que não tinha intenção de